ESTADOS UNIDOS, Texas (Houston, Austin, San Antonio, Galveston)
O estado do Texas é o segundo maior estado dos Estados Unidos, e também o segundo mais populoso. É maior do que a Alemanha e a Polônia juntas, seu clima e geografia são bastante diversos e sua população também. O estado é muito importante economicamente para o país. Historicamente, o Texas já pertenceu ao México e por fazer fronteira com esse país podemos perceber por lá muitos elementos da cultura mexicana – aliás, por todo o estado é possível encontrar inúmeros restaurantes mexicanos tradicionais e se você ama a culinária como eu, não hesite em entrar e pedir os pratos apimentados! A sua população é composta, em grande parte, por norte-americanos tradicionais (republicanos…) da boa família e cidadãos de bem, que dividem as paisagens de filme de faroeste com cowboys fantasiados dos pés à cabeça (sério, eles vão no mercado assim) e mexicanos simpaticíssimos.
O Texas não é um destino turístico muito tradicional. Porém, existem cidades muito bonitas para serem visitadas por lá e como eu conheço o estado bem pois tenho uma tia que mora lá há muitos anos pensei que seria legal colocar pra vocês em um artigo tudo o que pode ser visto nesse estado de cowboys, fajitas e foguetes!
Você pode reservar o seu hotel ou hostel no Texas pela nossa caixinha especial do Booking.com ! Você não paga um centavo a mais por isso e ainda ajuda o blog ESTRANGEIRA a continuar na ativa pois ganhamos uma comissão das vendas. Ainda conta com a segurança do Booking.com e pode tirar dúvidas conosco.
O Texas faz fronteira à oeste com o deserto do México então o clima por ali é sempre quente. No extremo sul, o clima é tropical e no norte do estado é subtropical. No verão as temperaturas chegam a 43 graus, e no inverno dificilmente baixam de 5 graus. À leste, o Texas faz fronteira com o Golfo do México, então nessa porção do estado o clima é mais úmido. Em termos de infra-estrutura, o estado funciona como os outros grandes de primeiro mundo, mas há um fator curioso: apenas Houston é uma cidade grande e cosmopolita, todas as outras cidades – incluindo a capital Austin – parecem pequenas cidades do interior, tiradas de filmes de faroeste. Isso está mais ligado às paisagens naturais e características de urbanismo do que de fato à infra-estrutura, pois mesmo estando em uma cidadezinha do Texas não faltarão grandes centros de consumo, shoppings, mercados, lojas, restaurantes, hospitais.
Mapa do Texas – Estados Unidos
Houston
Houston é a cidade mais importante do Texas. É um enorme centro econômico e de negócios, e todos os dias executivos do mundo inteiro passam pela cidade. É uma metrópole moderna, cheia de prédios espelhados, centros urbanos, hotéis de luxo, zilhões de rodovias, enormes shoppings centers, boates badaladíssimas, trânsito, poluição, barulho… Apesar de ser uma cidade grande, ela é muito mais um centro de negócios do que um lugar para fazer turismo. Não existem pontos importantes para se ver, locais imperdíveis e rotas a fazer. É legal passar um ou dois dias por ali pra ver a cidade, mas sinceramente não vale a pena perder muitos dias em Houston.
Houston, a cidade cosmopolita do Texas
Só tem uma atração que é realmente imperdível, que é o Space Center Houston, mais conhecido como NASA(Houston, we got a problem!). O Space Center é o espaço aberto de visitação dentro da NASA, e tem museus, simuladores de gravidade zero, dá pra ver os foguetes que foram pro espaço, colocar o capacete e as roupas dos astronautas, ver pedras da lua, pedaços de asteróides, assistir filminhos que contam histórias do espaço, comer sorvete de astronauta, comprar um montão de bugiganga. É legal pra caramba.
Houston, we got a problem! Vá visitar a NASA! (Texas)
Dentro do Space Center também dá pra fazer um tour e em um determinado momento você passa por uma sala e vê os astronautas treinando e trabalhando. É uma experiência única. Esse é o link pro site oficial do Space Center Houston: http://spacecenter.org/ Os ingressos são meio salgados, quase 23 dólares para adultos e 18 para crianças, comprando lá na porta. Dá pra comprar pelo site, com um descontinho.
Space Center Houston – Nasa
AUSTIN
Austin é a capital do Texas, mas é uma cidade bem interiorana. É tudo plano, cheio de praças e parques. No caminho pra Austin, você passa por fazendas e mais fazendas cheias daqueles rolinhos de feno – sabe aqueles que passam rolando nos desenhos animados de faroeste? É muito lúdico. No caminho você também passa por cima do Rio Colorado, é um outro ponto turístico pra tirar fotos. Existem vários restaurantes perto do rio.
Rio Colorado no caminho pra Austin, a captial do Texas.
O centro da cidade fica em volta da prefeitura, o Capitol. É um prédio público antigo muito bonito, aberto para visitação. Dentro do Capitol há um museu e lá você pode ver quadros e mais quadros de todos os prefeitos de Austin e governadores de Houston… Parece que o Lincoln vai sair dali de trás com a constituição assinada, rs. O museu em si é meio chato, mas o edifício é bonito. É uma cidade pacata, sem muito o que fazer.
Capitol de Austin – Texas
O mais legal de ir pra Austin é realmente o caminho até lá, toda essa paisagem bucólica. Pra fazer o tradicional passeio turístico que dá a volta na cidade você não pega um ônibus ou bondinho, você pega um veículo “anfíbio”. É esse automóvel estranho, que anda pelas ruas mas vira barco e entra no rio da cidade! Nesse passeio eles dão pra todos apitos em formato de pato, que fazem quack – e essa é uma marca registrada do turismo local. Eu, quando fui, passei um Ano Novo na cidade. Foi legal, toda a população saiu na rua com seus apitos em formato de pato fazendo quack quack pela noite (?????), teve fogos e tal…
SAN ANTONIO
San Antonio é uma cidade do interior do Texas, e uma das minhas favoritas. O caminho para lá é visualmente parecido com esse de Austin, então se você está com pouco tempo, opte por San Antonio.
Dá pra ser mais filme de velho-oeste do que isso? Rolinhos de feno no caminho pra San Antonio – Texas
San Antonio é a segunda cidade mais importante do estado, depois de Houston. A cidade pode ser dividida em duas partes: a parte rural e interiorana, que fica parecida com Austin, e a parte cosmopolita, parecida com Houston. Na parte rural, San Antonio traz antigas missões espanholas que podem ser visitadas. As missões são compostas por igrejas, fortes e algumas ruínas e estão espalhadas por um caminho meio longo. O passeio pelas missões pode ser feito a pé, de carro ou de bicileta! San Antonio foi a antiga cidade do Álamo, então existem fortes e muitas construções de época ainda bem conservadas em toda a cidade.
Forte do Álamo em San Antonio – Texas
Um canal corta o centro da parte histórica e vários restaurantes mexicanos estão instalados por ali. É uma delícia sentar, pedir umas fajitas verdadeiras e tomar uma marguerita.
GALVESTON
Galveston é uma cidade litorânea, banhada pelo Golfo do México. Eba, praia! Não é das praias mais lindas de se ir, ainda mais pra nós brasileiros que estamos acostumados com praias incríveis mas ainda assim é um passeio gostoso. A areia é escura, mas a água é quentinha. Só tem que tomar cuidado porque algumas áreas da praia são proibidas, por causa de tubarão – é sério! – mas eles sempre colocam avisos. Um dos pontos turísticos da cidade é o Moody Garden, um jardim botânico/aquário/zoológico/parque temático que fica dentro de grandes pirâmides.
Pirâmide do Moody Garden, em Galveston – Texas
Em Galveston tem também o museu Lone Star Flight Museum, que é um museu de aviões de guerra. Nele estão expostos aviões das mais diversas nacionalidades e épocas: tem uma réplica do Barão Vermelho e dos SpitFires alemães, os B-52s americanos originais e muitos outros (meu pai é louco por aviões, então ele já me levou lá mais de uma vez, risos).
one Star Flight Museum – Texas
Um restaurante bem legal de ir por lá é o Rainforest Cafe. Ele é todo decorado como se fosse uma selva, é legal… Dica: peça a sobremesa Volcano (é um vulcão de brownie com muito sorvete dentro!). O endereço desse restaurante na cidade de Galveston é 5310, Seawall Boulevard.
Jacob’s Well, em Wimberley
Jacob’s Well, em Wimberley, no Texas (Estados Unidos), é um dos lugares mais bonitos e importantes tesouros geológicos naturais.
O poço, de cerca de 4 metros de diâmetro e 10 de profundidade, nasce das águas de uma das mais profundas cavernas submarinas, que desce verticalmente ao longo de 30 metros, depois continua em uma descida angulada, até dividir-se em vários túneis estreitos, chegando a uma profundidade de 40 metros.
Jacob´s Well é muito frequentado pelas pessoas locais e por turistas, que adoram dar saltos radicais sobre a água ou então mergulhar. Porém o lugar é considerado perigosíssimo para esta prática. Pelo menos 80 mergulhadores já perderam suas vidas dentro do sistema de câmaras da caverna, por isso, o melhor a fazer mesmo é nadar e no máximo arriscar alguns pulos radicais.
O que você achou dessa publicação ?
deixe seu comentário abaixo e compartilhe esse conteúdo com seus amigos.