Quais são os melhores destinos do mundo para viajar em 2016? A cada ano, destinos são indicados pelos principais guias de turismo do planeta como os melhores para se conhecer, levando em conta os potenciais turísticos, o custo benefício e a experiência que eles proporcionam aos seus visitantes. Um dos mais respeitados sites de turismo do mundo, o Lonely Planet publicou recentemente sua pesquisa Best in Travel 2016 em que a sua equipe determinou quais os melhores destinos e experiências para o ano que vem.
OS MELHORES DESTINOS DO MUNDO PARA CONHECER EM 2016
Segundo o diretor editorial do Lonely Planet, a lista dessa ano não apontou quais serão os destinos mais procurados pelos turistas, porque os mais famosos são sempre os mesmos, os clássicos. O slogan do gigante em turismo para o próximo ano é: “Be a pioneer”, ou seja, “Seja um pioneiro”. A empresa convida os turistas a se aventurarem em destinos selvagens, inexplorados, fora das listas dos mais visitados e que, segundo eles, irão proporcionar as experiências mais incríveis em 2016. Está pronto? Divirta-se!
10º FIJI
Nunca ouviu falar de Fiji? Então você não conhece o caminho mais curto para o paraíso. Ao ver as imagens de Fiji você vai querer que o teletransporte exista e te leve para lá agora mesmo! Esse país insular composto por 332 ilhas no oceano pacífico dispensa comentários sobre a sua beleza. Após um período conturbado de golpe de Estado e crise constitucional, Fiji está se reeguendo – e por isso é um excelente destino para se aproveitar já antes que fique caríssimo. O aeroporto Internacional Nadi trouxe a facilidade para a recepção de turistas no país. O que eu vou encontrar em Fiji? Resorts luxuosos, esportes radicais, atividades de mergulho, vela e pesca e uma paisagem de embasbacar qualquer um. Vale a pena ficar um dia inteiro só contemplando a paisagem.
9º GREENLAND (GROELÂNDIA)
Esse destino é imperdível para os amantes do frio e das belezas e espetáculos naturais que os locais gelados da terra oferecem. As diversões oferecidas pela Groelândia fazem até o turista mais friorento esquecer das baixas temperaturas. Não tem como não cair o queixo com a beleza do sol da meia noite em meio às geleiras, navegar entre baleias que aparecem para abanar as nadadeiras, passear em trenós puxados por cães na neve, avistar a dança das luzes do norte nas camadas de gelo e muito mais. É uma experiência de encher os olhos e marejá-los de tanta beleza. Como a Groelândia vai sediar os Jogos de Inverno do Ártico, o maior evento do gênero, no ano que vem, o país está preparando um festival com muita música, comida e dança. Portanto, não existe melhor época para conhecer a Groelândia! É no ano que vem, não dá pra perder.
8º URUGUAI
Tem destino sul americano na lista! Nossos vizinhos uruguaios ganharam um prestigioso lugar na indicação desse respeitado guia de viagens, ou seja, muitas pessoas irão tencionar conhecer o país após essa indicação – está prevista a chegada de 3 milhões de turistas estrangeiros no Uruguai no ano que vem. Conhecida como a Suíça das Américas, o Uruguai consegue ser um país único e incomparável com seus vizinhos Brasil e Argentina. É um país que dispõe de capital pequeno, mas com população de pensamento progressista e que luta pelas liberdades individuais. O capital social do Uruguai e o estilo de vida de seus habitantes é diferente do resto da América Latina, mas com a diversidade e alegria tão típicas ainda presentes por lá. Prepare-se para um país com beleza natural invejável e agitação cultural excêntrica em Montevidéu e Punta del Este. E é aqui pertinho!
7º POLÔNIA
A Polônia tem sido um destino em ascensão no número de turistas dentro da Europa. Enquanto muitos países europeus enfrentam um marasmo ou decrescimento turístico, a Polônia tem aumentado a cada ano seus potenciais turísticos, e agora ainda mais, já que Wrocław prepara-se para ser a Capital Europeia da Cultura em 2016. O que eu vou encontrar na Polônia? Castelos com torres góticas contrastando com um exterior de cor creme, a beleza de cidadezinhas medievais cheias de mistério e, com as reformas, o governo está adicionando brilho para as cidades menos conhecidas e o turismo de vida selvagem está em ascensão. Um destino cheio de atrações e com um custo muito mais baixo do que os principais destinos europeus.
6º AUSTRÁLIA
A Austrália está sendo comentada no mundo todo como um país atraente, tanto para turismo quanto para imigração, então é natural que esse belíssimo país estivesse aqui na lista dos melhores destinos do mundo para conhecer em 2016. O problema maior é que o dólar australiano tem ganhado força e tornado a viagem para esse paraíso ainda mais cara. Além de ser uma viagem longuíssima a sair do Brasil – afinal, o país está do outro lado do mundo – a estadia lá tem sido algo que requer uma boa economia de dinheiro.
Mas, com a economia do mundo oscilando, a moeda australiana também tem oscilado e os preços da gasolina caído constantemente. Então, pode ser um bom momento para aproveitar e fazer um tour pelas estradas australianas conhecendo tudo que o país tem de melhor. São muitas as atrações, desde a beleza incomparável da Great Barrier Reef(Grande Barreira de Corais), a natureza intocada da Tasmânia, e a agitação cultural, moderninha e praieira de Sydney e Melbourne.
5º LETÔNIA
Mais um país do Leste Europeu ganhou lugar privilegiado na lista dos melhores destinos do mundo. Foram necessários 25 anos para a Letônia conseguir se reerguer das correntes que seguraram seu desenvolvimento em tempos de comunismo. Agora, esse tesouro do Báltico está se reerguendo e mostrando ao mundo todo o seu potencial turístico e cultural. O país está ressuscitando antigas tradições, restaurando castelos centenários que estavam em ruínas e também belíssimas casas senhoriais escondidas em suas florestas de pinheiros quase esquecidas por muitos anos. A culinária, antes conhecida como esquisita e indigesta, está mostrando que tem muito a agradar os turistas com adaptações e modernizações (para não dizer “gourmetização”) de seus pratos. O investimento em infraestrutura e revitalização de centros de arte e cultura de Riga, a capital da Letônia, está fazendo dela uma das Capitais Europeias da Cultura. E como um sinal de crescimento e prosperidade do país, a população da Letônia está crescendo muito, na contramão dos principais países europeus.
4º PALAU
Se você é um apaixonado pela beleza do mar e pela fauna e flora marinha, pode ter certeza: Palau é o será o seu favorito entre os melhores destinos do mundo no ano que vem. Esse arquipélago situado no oceano pacífico é o destino ideal para realizar mergulhos e snorkeling, um verdadeiro santuário da vida marinha. E o que eu vou encontrar em Palau? É uma ilha vulcânica, coberta com floresta tropical e manguezais, rodeado por águas repletas de vida marinha muito bem preservada. Lá, além dos mergulhos e do snorkeling, você terá a oportunidade de passear de caiaque, de vela e de observar de perto a vida selvagem. Temperaturas constantes o ano todo tornam o destino atrativo para se visitar em qualquer época – exceto no meio do ano quando o arquipélogo se torna propenso a receber tufões. Ficou interessado? Então trate logo de se programar, porque é um destino pequeno e que limita o número de turistas por ano para não comprometer a preservação ambiental.
3º ESTADOS UNIDOS
Surpreso pelos EUA estarem em terceiro lugar da lista? Não era para ser uma lista de destinos inexplorados? Calma, a indicação da Lonely Planet dos EUA como um dos melhores destinos do mundo para se conhecer está longe de te sugerir visitar Nova York ou Miami.
Os Estados Unidos estão em terceiro lugar dessa lista, e com toda a razão, pelas suas belezas naturais e patrimônios históricos bem preservados. A melhor ideia que os EUA tiveram nos últimos tempos, o “The National Park Service” (serviço nacional de parques) completará no ano que vem 100 anos de supervisão, restauração e preservação de 59 parques e centenas de marcos históricos nacionais do país. Ou seja, são muitos anos priorizando a conservação de paraísos históricos que parecem que sairam de cenários de livro como Yosemite, Yellowstone, Badlands, Zion, Shenandoah e muitos outros. E o que você vai ver por lá? Umas das mais surreais e espetaculares paisagens do planeta: cachoeiras de centenas de pés de altura, canyons gigantescos a dividir o horizonte em dois, manadas de bisontes pastando nos vales deslumbrantes, e troncos de árvores gigantes, tão antigos quanto o coliseu de Roma, a desaparecer no céu. Os diretores do projeto The National Park Service estão concentrando esforços para que no ano do centenário os parques e patrimônios nacionais estejam em seu melhor, para receber turistas do mundo todo. Nem é preciso dizer que você já pode começar a olhar passagens para os EUA para o ano que vem, certo?
2º JAPÃO
Está em segundo lugar na nossa lista, mas precisamos repassar o sentimento da equipe da Lonely Planet: foi difícil desempatar com o primeiro lugar, dividiu a equipe, gerou discussões, até que ganhou honrosamente o segundo lugar da lista, mas poderia facilmente ser o primeiro. A terra do sol nascente continua tão elegante e sedutora como sempre. Antiga e moderna, com um equilíbrio entre essas duas características que só o Japão sabe manter. O destino favorito dos viajantes que procuram um destino não convencional – o preferido entre os destinos orientais, com a cultura rica e milenar que atrai milhões de turistas todos os anos. A proposta bem sucedida de Tóquio para sediar os jogos olímpicos de 2020 reaqueceu o turismo da cidade e colocou os olhos do mundo sobre o Japão. É o melhor destino para quem quer vivenciar a cultura, o agito e a modernidade de um destino místico e único, uma experiência para ninguém botar defeito.
1º BOTSWANA
A África em seu melhor, é isso que Botswana oferece aos turistas. Um espetáculo em natureza selvagem, o contato próximo com a beleza natural e um sentimento constante: estar de queixo caído com as maravilhas que esse país oferece. Essas são as impressões passadas pelos editores da Lonely Planet para o principal destino turismo escolhido por eles. As paisagens icônicas, as riquezas naturais e o acolhimento inexplicável de seu povo trouxeram Botswana ao topo da lista. O país irá celebrar 50 anos de independência em 2016, e mostra como passou da pobreza para um dos países mais estáveis da África, com equilibrado crescimento econômico e preservação exemplar de sua natureza. “It´s a must go destiny” – é um destino que você tem que conhecer!
O que você achou dessa publicação ?
deixe seu comentário abaixo e compartilhe esse conteúdo com seus amigos.