O CARNAVAL, AS CAVERNAS E OS SALARES DE ORURO
A cidade de Oruro é um interessante destino turístico da Bolívia, que apresenta grande riqueza folclórica, pré-colombina, étnica e natural, encontra-se ao oeste boliviano, na altiplanicie central, atravessando a Cordilheira dos Andes (Oriental e Ocidental), lagos e salares, com uma altura média de 3,700 metros.
Oruro é berço de uma das civilizações mais antigas da América “Os Urus”, foi um dos núcleos mais importante da Audiência de Charcas, produto de intensa atividade mineira da época, dotando a Bolívia e o mundo de enorme riqueza das entranhas de suas montanhas.Oruro tem sido reconhecida como a capital do Folclore da Bolívia por seus Majestosos Carnavais, declarado pela UNESCO como “Obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade”. Conta com importantes centros arqueológicos e históricos, e majestosas igrejas coloniais de grande valor artístico, dignas de ser visitadas por turistas do mundo inteiro.
Entre as atrações do destino está o Parque Nacional Sajama. Situado no extremo noroeste de Oruro, em plena cordilheira ocidental dos Andes; e a primeira área protegida da Bolívia. Sua identidade está marcada pelo majestoso vulcão nevado Sajama que esta a 6,542 metros de altitude (o pico mais alto da Bolívia). Este importante território, tem em seu habitate enormes bosques de quenhuas (árvores que crescem a maior altitude no mundo), e uma variedade importante de flora e fauna silvestre. Completando a paisagem, formosas lagoas, águas minerais e gêisers coloridos.
Já o Salar de Coipasa, situado a 225 km da cidade de Oruro, e o segundo mais importante da América do Sul e forma parte da Rota Turística Inter salar. Destino único no mundo porque possui um lago interior rodeado de serranias e imponentes bosques de cactos que complementam a paisagem. Este formoso salar é conhecido como “O Espelho do Céu”.
Carnaval de Oruro: Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade
A maior expressão cultural do folclore boliviano, e o Carnaval de Oruro “OBRA MESTRA DO PATRIMÔNIO ORAL E INTANGÍVEL DA HUMANIDADE” (UNESCO), e uma festividade religiosa de devoção a Nossa Senhora do Socavón, na que rende tributo com música e dança.
Esta manifestação de folclore, tem origem na antiga Cultura Uru e caracteriza-se por seu colorido, arte de desenho de suas fantasias e expressões que convergem de diferentes culturas; ritos y tradições dos participantes nesta festa, acompanhados de ritmos de bandas e músicos que fazem o deleite do público. Esta expressão de folclore prepara-se co,n muita antecipação e enumeráveis cerimônias e rituais ao longo do ano.
A apresentação mais transcendental é o dia sábado de peregrinação, quando os dançarinos percorrem as diferentes ruas da cidade para finalizar no santuário de Nossa Senhora do Socavón, onde recebem a benção pelo pároco e posteriormente desfilam de joelhos diante da imagem da santa.
O que você achou dessa publicação ?
deixe seu comentário abaixo e compartilhe esse conteúdo com seus amigos.