De repente, São Paulo surge diante dos olhos. A grande metrópole e sua diversidade de raças, culturas, cores e formas parece caber num só olhar do alto de edifícios históricos e lugares exuberantes. Conheça alguns deles:
1. Edifício Altino Arantes
Do alto de seus 161 metros de altura, o histórico edifício Altino Arantes revela São Paulo em 360º. O prédio, em formato “bolo de noiva”, foi considerado, de 1947 até o ano de 1953, o edifício mais alto do mundo fora dos Estados Unidos.
O edifício Altino Arantes fica na Rua João Brícola, 24, Centro. As visitas gratuitas são feitas de 2ª a 6ª feira, exceto feriados, das 10h às 15h, com duração de cinco minutos. É necessária a apresentação de um documento com foto. Menores de 18 anos poderão visitar o mirante somente acompanhados de responsável. Agendamento é necessário somente para grupos com mais de 10 pessoas. Por medida de segurança, o acesso ao mirante não é permitido em dias chuvosos.
Foto: Bruno Tomaz
A seguir, o centro antigo da cidade, que pode ser visto da cobertura do Altino Arantes:
Catedral da Sé
Catedral da Sé, o destino mais popular de São Paulo, um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo, inaugurado em 1967. Se bem que a primeira igreja construída no mesmo local foi criada ainda em 1589.
Foto: Bruno tomaz
Mosteiro de São Bento
É bom poder contemplar “in loco” um pouco do que restou da história dos últimos séculos. O Mosteiro de São Bento, por exemplo, é um dos edifícios históricos mais importantes da cidade – sua arquitetura típica do século XVII passou a fazer parte da cidade em 1922. Assim como seu arquiteto, Richard Bernd, o relógio externo do Mosteiro também é de nacionalidade alemã e é considerado o mais preciso de São Paulo.
Foto: Antônio Feitoza
Mercado Municipal
O centro velho de São Paulo abriga o Mercado Municipal, um dos pontos gourmets mais tradicionais da cidade. É também único: nele é possível encontrar frutas fora de época, produtos hortifrutigranjeiros, e infinitas variedades de temperos e especiarias a granel.
Foto: Bs. Eduardo
2. Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Pedra Grande
A formação rochosa de granito deu origem ao local de onde se tem uma bela visão panorâmica de São Paulo. Localizado na zona norte de São Paulo, dentro do Núcleo Pedra Grande do Parque Estadual da Cantareira, o mirante do Parque Estadual da Cantareira faz parte da imponente metrópole ficar ao alcance dos olhos. Sua área é considerável: com 79,2 milhões de metros quadrados, o núcleo foi classificado como uma das maiores florestas urbanas nativas do mundo e declarado em 1994 pela UNESCO parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo. Do mirante da Pedra Grande é possível, em dias claros, avistar até mesmo a Serra do Mar.
Quem segue em direção ao mirante terá também ao alcance o contato próximo com a Mata Atlântica, sua fauna e sua flora.
O mirante pode ser visitado diariamente, das 7h às 17h e a entrada é gratuita.
Endereço: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 (Acesso pela Rodovia Anhanguera, Km 18) Vila Chica Luisa.Contato: (11) 3941-2162 / 3943-5222 www.ambiente.sp.gov.br/ parque-estadual-do-jaragua
3. Copan
A forma em “S” também poderia vir da palavra surpresa. E não seria novidade. Um dos principais cartões postais da cidade foi projetado na década de 50 por ninguém mais do que o grande arquiteto Oscar Niemeyer. Foi inaugurado em 1966.
O local pode ser visitado gratuitamente de 2ª a 6ª, às 10h30 e às 15h30. Exceto feriados. A duração da visita é de 10 minutos. Endereço: Av. Ipiranga, 200 – Bloco F Sobreloja / Mezzanine República. Contato: (11) 3257-6169. Acesse: www.copansp.com.br
Abaixo, alguns dos locais a ser visto do Copan:
Edifício Itália
Do alto da cobertura do Copan se avista o famoso Edifício Itália, o segundo maior da cidade de São Paulo. É também outro mirante da cidade.
Hotel Hilton
O antigo prédio do hotel Hilton é considerado um dos mais importantes hotéis da cidade de São Paulo.Instalado no edifício Ipiranga no centro da metrópole, na Avenida Ipiranga, o edifício encontra-se desativado desde 2004. Já hospedou várias personalidades ilustres como o ex-presidente America George W. Bush, a cantora norte-americana Cyndi Lauper e a banda norte-americana Evanescence.
Igreja da Consolação
Fundada em 1798 ,a Igreja da Consolação foi inaugurada em 1801. Sua reedificação se deu no início do século XX. Foi projetada pelo arquiteto alemão Maximilian Emil Hehl, professor da Escola Politécnica de São Paulo em estilo revivalista neo-romântico.
4. Edifício Itália
O segundo maior edifício da cidade tem 46 andares e 165 metros de altura. Projetado pelo arquiteto alemão Franz Heep e inaugurado em 1965, o Edifício Itália tem em seu topo um dos mais tradicionais restaurantes da cidade, o “Terraço Itália”. A linda vista panorâmica do edifício mostra diversos pontos e vias conhecidas da cidade, como o Edifício Altino Arantes e a Serra da Cantareira e o Copan e a Avenida Paulista.
O que você achou dessa publicação ?
deixe seu comentário abaixo e compartilhe esse conteúdo com seus amigos.