Herbívoro primitivo utilizava “dente-de-sabre” em batalhas
Bem como é de se imaginar de um animal chamado Tiarajudens eccentricus, ele era muito diferente. Esse ancestral mamífero tinham grandes caninos em formado de lâmina, e uma série de outros dentes ao longo de sua boca – entretanto, era um herbívoro. O animal, que deveria ter o tamanho de um cachorro de grande porte, viveu cerca de 270 milhões de anos atrás, bem antes dos dinossauros. Agora, uma nova análise de fósseis revela que os animais possivelmente utilizavam esses dentes para combates.
O mamífero foi descrito pela primeira vez em 2011, e de acordo com Juan Cisneros, da Universidade Federal do Piaui, ele parece ser uma combinação de diferentes espécies. “Ele tem os incisivos de um cavalo, que são bons para cortar e arrancar plantas. Os molares de uma capivara, para mastigar, e os caninos de um tigre-de-dente-de-sabre”, disse Juan. De acordo com as pesquisas, o canino desta espécie teria pelo menos 12 centímetros de comprimento.
Juan e seus colegas conduziram uma série de análises nos fósseis do animal – metade do crânio, parte da mandíbula inferior e ossos de membros – recuperados da formação do Rio do Rasto, na serra de Santa Catarina. De acordo com Juan, os caninos eram utilizados para arranhar o corpo de oponentes durante uma briga – como uma luta por fêmeas, por exemplo. Além do dente, os Tiarajudens eccentricus, como fazem os veados, possivelmente utilizavam cabeçadas em suas batalhas.
O que você achou dessa publicação ?
deixe seu comentário abaixo e compartilhe esse conteúdo com seus amigos.