Foie Gras: Crueldade ou não?
Famoso prato da culinária fancesa, o Foie Gras (pronuncia-se “Fuá grá) é uma polêmica em São Paulo, travada por uma batalha entre restaurantes e a Prefeitura. Recentemente, a lei que proibia a produção da iguaria foi suspensa pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, sob a alegação de ferir a Constituição. Uma vitória para os chefs de cozinha, que lucram com o prato, que é degustado desde antes de Cristo. Mas, por que o Prefeito Fernando Haddad quer acabar com a comercialização? O que tem de mal nesse alimento? As informações são do Brasil Post.
Temos um vídeo abaixo que mostra o que é esse Foie Gras. Mas, vamos explicar para você. As cenas são fortes.
O prato é o fígado do ganso ou pato (depende do país) que é super-alimentado por uma sonda, deixando a carne mais suave e com sabor acentuado em relação do fígado normal. A prática de engorda começou no Egito e se espalhou pelo mundo, ganhando popularidade em Roma, que lá teve seu nome substituído por “Iecur Ficatum”, que significa “Fígado de figueira”, devido aos animais serem super-alimentados com figo. Oitenta por centro da produção de Foie Gras é feita na França, a maioria feita com patos.
O procedimento é considerado extremamente doloroso para os animais, que são alimentados à força e eles ingerem uma quantidade que não é absorvida naturalmente. O funcionário insere no animal um tubo, pode ser de eixo helicoidal, que leva 45 a 60 segundos para introduzir amido com manteiga ou o sistema pneumático, que dura de dois a três segundos. Mesmo com a característica de uma garganta elástica, podendo comer pequenos animais inteiros, o processo digestivo é lento, e muitos depois do procedimento industrial não conseguem mais se locomover, agonizando até o momento da morte. O prefeito se sensibilizou com os animais e tentou evitar a produção.
Ao redor do mundo, o Foie Gras foi considerado ilegal em Israel na década passada. Em 2004, a Califórnia assinou a lei que procura banir a produção a partir de 2012, já em vigor. Em Nova York, existe uma lei similar que ainda está tramitando. E você? Acha que é uma crueldade ou não?
O que você achou dessa publicação ?
deixe seu comentário abaixo e compartilhe esse conteúdo com seus amigos.