Conheça o lagarto que pode andar na água
Um fóssil de 48 milhões de anos de idade tem proporcionado uma visão sobre a evolução de um grupo de lagartos que famosamente corre sobre a água.
Lagartos-Jesus são um gênero de répteis escamados que se deslocam sobre a água.
Oficialmente chamado Basiliscus, (não, não o basilisco), lagartos-Jesus correm na água para escapar de predadores. Estes dias, eles estão limitados a regiões equatoriais mexicanas.
Veja o vídeo:
No entanto, o mais antigo fóssil de uma espécie relacionada, encontrada na Formação Bridger de Wyoming, EUA, foi descrito pelo Dr. Jack Conrad, do Museu Americano de História Natural. No período que a criatura viveu, o mundo era 9 °C mais quente do que hoje.
Na PloS One, Conrad nomeou o fóssil de Babibasiliscus alxi, que significa “primo mais velho do basilisco” na língua dos povos indígenas Shoshone de Wyoming. Como parentes modernos, ele provavelmente comia pequenas cobras, lagartos, peixes, insetos e plantas. No entanto, suas maçãs do rosto maiores sugerem que pode ter abordado presas mais consideráveis do que os seus descendentes.
Eles tinham muitas razões para correr. “A Formação Bridger conta a história de um habitat semi-tropical, cheio de lagos e rios”, disse Conrad ao IFLScience. “É neste momento que nós estamos vendo parentes iniciais de gatos, cães e ursos – carnívoros que gostavam de fazer uma refeição de lagartos. Outros potenciais predadores de lagartos incluíam pássaros raptoriais e aves pernaltas. Havia crocodilos abundantes e estes costumavam comer qualquer coisa que pudessem capturar e matar “.
Aquelas criaturas foram incentivo suficiente para um lagarto aprender a correr sobre a água, Conrad disse: “Foi um tempo duro para ser um réptil de tamanho médio.”
O que você achou dessa publicação ?
deixe seu comentário abaixo e compartilhe esse conteúdo com seus amigos.