Como os animais dormem?
Primeiro, precisamos conceituar o que é sono. O dicionário Aurélio afirma que é a “Suspensão normal e periódica da consciência e da vida de relação, durante a qual o organismo se repara da fadiga”. O ser humano necessita de, no mínimo, seis a oito horas de sono diárias para repor a quantidade de energia gasta, descansar a mente e manter-se bem para as tarefas do dia seguinte, principalmente para quem pratica atividades físicas.
Mas e os outros animais? Têm o mesmo ritmo de sono e hábito de dormir como nós? Certamente que não. Muitos dormem por um hora ou minutos, pois se sentem ameaçados e não querem virar uma presa fácil. Outros dormem em companhia ou bando para não se perderem e contam com um “vigia” para assegurar o grupo. Outros descansam apenas um lado do cérebro, enquanto vários dormem praticamente o dia inteiro, como vocês vão ver abaixo o nosso Top 5 dos animais dorminhocos:
1 – Koala: Nosso campeão do sono dorme cerca de 18 a 22 horas diárias. O tempo que lhe resta é para alimentação e reprodução.
2- Morcegos: Se você entrar numa caverna às 15 horas, provavelmente não haverá morcegos voando atrás do seu sangue. Com hábitos noturnos de caça, o animal dorme, em média, 20 horas diárias.
3 – Leão: Enquanto a leoa caça o sustento da família, o leão passa o dia dormindo, na sombra, por 20 horas.
4 – Cobra Phíton: Após fazer sua refeição, a cobra descansa até 18 horas.
5- Gatos: Enquanto você está trabalhando, seu gato dorme no sofá por 16 horas diárias.
Agora, algumas curiosidades sobre o sono dos animais:
Lontras: Enquanto flutuam na ágiua, elas dormem de patas dadas para não se perderem durante o sono, formando uma “jangada” coletiva.
Girafas: dormem apenas uma hora em pé, para não serem pegas de surpresa. Apenas quando se sentem completamente seguras, dormem sentadas com o pescoço entre o corpo.
Patos: Esse é o “sono da segurança”. Eles se dividem entre os que podem dormir e os sentinelas, que ficam ao redor do grupo, protegendo os demais que ficam no interior.
Golfinhos: dormem de olho aberto, com um lado do cérebro descansando para ficarem de alerta se algum predador aparecer.
Macacos japoneses: dormem abraçados uns aos outros para combater o frio intenso.
Tatu: dormem dentro do buraco que cavam, onde passam a maior parte do tempo. Ele utiliza folhas para fazer sua “caminha”.
Bicho preguiça: ele dorme apenas quatro horas por dia, menos que nós, humanos.
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz, os animais que dormem em estado de semiconsciência são os que necessitam tanto de proteção quanto hábitos naturais, como as aves, que não podem relaxar totalmente a ponto de despencar da árvore durante o sono. E os golfinhos e baleias não morrerem sufocados enquanto dormem, já que eles precisam estar ao menos parcialmente conscientes para subir à superfície e respirar. Algumas pesquisas estão até verificando se os animais também sonham: “Então, os cientistas acreditam que a maioria dos mamíferos pode sonhar assim como nós. Você já reparou um cachorro latindo ou repuxando a pata enquanto dorme? Pois os cientistas já. Para eles, isso pode ser um indício de que eles sonham. É parecido com as pessoas que falam quando estão sonhando. Mas provar isso vai ser meio complicado. Como é que eles vão perguntar para o cachorro ou para o gato se eles andaram sonhando, com um osso ou com um peixe, quem sabe?”.
O que você achou dessa publicação ?
deixe seu comentário abaixo e compartilhe esse conteúdo com seus amigos.