quarta-feira, 13 de abril de 2016

A recessão é o real motivo da redução de emissões de CO2 dos EUA

shutterstock_66271057[1]

A recessão é o real motivo da redução de emissões de CO2 dos EUA


A queima de combustíveis fósseis libera diversos gases poluentes na atmosfera, sendo o dióxido de carbono (CO2), o mais conhecido deles. Todos os países do mundo têm contribuído para o aumento das taxas de gás carbônico na atmosfera, sendo os dois maiores contribuintes a China e os Estados Unidos, respectivamente. Estas emissões são vistas como a principal influência humana nas mudanças climáticas.
No período entre 2007 e 2013, os Estados Unidos demonstraram uma queda de 11% nas suas emissões de dióxido de carbono. Por exemplo, as emissões de 2012 foram 5% menores que as ocorridas em 1997. Em partes, a diminuição das emissões se deve ao uso de combustíveis menos poluentes do que o carvão e derivados de petróleo. Porém, um estudo recente, publicado na renomada revista Nature, afirma que a principal causa da diminuição foi a recessão econômica que atingiu os Estados Unidos e boa parte das economias mundiais no período.
ntre os anos de 1997 e 2007 os Estados Unidos passaram por um período de grande crescimento populacional e econômico, o que fez com que as emissões de dióxido de carbono aumentassem. Logo após, no final de 2007, a economia norte-americana passou a ir mal, o que elevou as taxas de desemprego e consequentemente fez com que a população gastasse menos e poluísse menos.
Deste momento até 2009 foi registrada uma redução nas emissões de dióxido de carbono. Embora houvessem alegações de que o motivo era a utilização de combustíveis com menor quantidade de carbono, o estudo indica que este fator contribuiu apenas 17% sobre o total da redução ocorrida. O principal fator contribuinte, sendo a maior parte dos 83% restantes foi a queda no consumo de produtos que aumentam as emissões. Como as pessoas não tinham tanto dinheiro para gastar como antes, as emissões reduziam.
Nos anos entre 2009 e 2013 a economia norte americana iniciou sua recuperação após a recessão. No entanto, isso não ocasionou um novo aumento das emissões de gás carbônico, desta vez por diversos outros fatores, que variaram desde o preço da gasolina até o ameno inverno de 2012, que fez com que as pessoas queimassem menos combustíveis para gerar calor.
A queda é benéfica para as metas de redução de emissões norte americanas: o presidente Barack Obama afirma que o país deve reduzir as emissões de dióxido de carbono em 17% até 2020 e ultrapassar os 80% até 2050. Porém, paira a dúvida: os Estados Unidos conseguirão manter estes números após uma melhora econômica? 

O que você achou dessa publicação ?
deixe seu comentário abaixo e compartilhe esse conteúdo com seus amigos.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou dessa publicação ?
deixe seu comentário abaixo e compartilhe esse conteúdo com seus amigos.

Veja também

loading...
loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...