
20 VILAREJOS APAIXONANTES NA EUROPA
Um roteiro entre os lugares mais charmosos da Europa. É isso o que você encontra ao visitar os vilarejos mais encantadores do continente europeu, de Portugal a Montenegro. Confira!
Em uma viagem pela Europa, é inevitável visitar metrópoles vibrantes como Paris, Londres ou Berlim. No entanto, o Velho Continente também reserva agradáveis surpresas em vilarejos: vistas deslumbrantes, relíquias intocadas de um passado distante e histórias fantásticas. Listamos abaixo 20 dessas cidadezinhas que servem de contrapeso à agitação das capitais.
1. Azenhas do Mar – Portugal
Aquela paisagem idílica de casinhas brancas construídas no alto de um rochedo também tem vez em Portugal e se chama Azenhas do Mar. Essa pequena aldeia a apenas 15 km de Sintra tem um toque a mais: uma piscina escavada na própria rocha e que pode ser melhor aproveitada durante a maré baixa.
2. Albarracín – Espanha
Com sua atmosfera parada no tempo e casas rosáceas no entardecer, Albarracín, a 190 km de Valência, lembra alguns vilarejos do sul da Itália. Pinturas rupestres, evidências pré-históricas da ocupação humana nessa árida região podem ser vistas nas cavernas de um parque localizado na cidade.
3. Hondarribia – Espanha
Pequena vila pesqueira típica do País Basco, Hondarribia fica a 22 km de San Sebastián, na fronteira com a França. No centro histórico, muralhas e um castelo, oferecem testemunho das batalhas que marcaram a região, constantemente em disputa entre os reinos de Navarra e Castilla.
4. Hauterives – França
A 82 km de Lyon, a principal atração deste vilarejo tem uma história fascinante. Le Palais Idéal, “o palácio ideal”, é uma obra feita com pedrinhas, não por um arquiteto, mas por um carteiro, inspirado por cartões-postais e por revistas. O resultado é impressionante e vale a pena ser conferido.
5. Èze – França
Também conhecido como o ninho da águia, esse vilarejo está encrustado na beira de um desfiladeiro na costa do Mediterrâneo, a apenas 12 km de Nice. Èze está cercada por paisagens incrivelmente belas e o melhor ponto é o Jardin Exotique d’Èze, onde também podem ser vistas ruínas de um antigo castelo.
6. Newquay – Reino Unido
Tranquila vila localizada no condado de Cornualha, no extremo sudoeste da Inglaterra, Newquay é bastante popular entre os ingleses, graças às suas praias, mesmo que a média de temperatura máxima não ultrapasse 20°C. É o destino perfeito para quem quer conhecer o litoral inglês, visitando uma região tranquila, com menos de 20 mil habitantes.
7. Giethoorn – Holanda
Este pequeno vilarejo, a 120 km de Amsterdã, é muitas vezes chamado de “Veneza holandesa” porque ali, tal como na cidade italiana, os moradores se locomovem atravessando seus canais. Durante um passeio de gôndola por Giethoorn, ou mesmo a pé, é possível avistar as pequenas casas de telhado de palha e seus jardins incrivelmente bem-cuidados.
8. Dinant – Bélgica
Entusiastas cervejeiros podem reconhecer o nome, que estampa os rótulos da bebida belga Leffe. Vale destacar ainda que Dinant, espremida entre o rio Meuse e uma montanha, distante 100 km de Bruxelas, merece uma visita não apenas por ser endereço de uma famosa cervejaria, mas também pela beleza de seus panoramas e pelas cachoeiras nos arredores.
9. Staufen – Alemanha
Uma estátua do deus Baco, nesta cidadezinha às margens da Floresta Negra, no sul da Alemanha, dá as boas-vindas aos viajantes e oferece uma pista da principal atividade da região: a vinicultura. Uma caminhada pela rua principal de Staufen, a 20 km de Friburgo, passa por casinhas em tons pastel e chega até a praça principal, com seu mercado e o prédio da prefeitura, de arquitetura gótica.
10. Füssen – Alemanha
Quase na fronteira com a Áustria, essa pequena vila na Baviera, a 130 km de Munique, tem como principal atração o Schloss Neuschwanstein – o castelo que inspirou a história da Bela Adormecida. Os arredores da cidade também chamam a atenção, em especial os córregos límpidos cujas águas vêm das montanhas.
11. Grindelwald – Suíça
Em meio aos Alpes Suíços, a pouco mais de 75 km da capital Berna, esse pequeno vilarejo é um dos pontos de partida para Jungfraujoch, a estação de trem mais alta da Europa, a 3.454 metros de altitude. Vistas espetaculares ao longo do trajeto fascinam os visitantes que querem descobrir a região alpina do país.
12. Varenna – Itália
Dentre os muitos vilarejos que estão nos arredores do Lago Como, Varenna se destaca pela sua localização, bem no triângulo central, e pela incrível vista que oferece de toda a região a partir do Castello di Vezio. Assistir à movimentação dos barcos e passear pelos bonitos jardins completam a programação.
13. Bolgheri – Itália
Na Toscana, a Viale dei Cipressi, um trecho de estrada de 5 km onde perfilam-se mais de 2.500 ciprestes, leva até este pequeno vilarejo. Desde meados dos anos 1970, Bolgheri tem ganhado destaque na comunidade europeia por conta de seus vinhos.
14. Folégandros – Grécia
Como alternativa à badalação de Santorini, há uma outra ilha no Egeu onde a tranquilidade reina. Em Folégandros não existem prédios com mais de dois andares, não há porto para receber cruzeiros, nem lojas ou restaurantes chiques.
15. Svolvaer – Noruega 
É uma das cidadezinhas mais movimentadas das ilhas Lofoten, no norte do país – o que não quer dizer muita coisa, dada a tranquilidade do arquipélago. Além dos belíssimos fiordes da região, a cidade mantém uma curiosa exibição de esculturas de gelo que ilustram a vida local.
16. Visby – Suécia 
Destino popular entre os suecos no verão, Visby é a principal cidade da ilha de Gotland, no Mar Báltico. Ponto importante na rota das ligas comerciais na Idade Média, o lugar foi cercado por uma imponente muralha no século 13 e que segue visível ainda hoje.
17. Sinaia – Romênia 
Em meio aos Montes Cárpatos, essa pequena cidade, a 47 km de Brașov, figura no mapa em virtude do impressionante Castelo Peles, construído no século 19 pelo rei Carlos I para ser sua residência de verão. Ali perto estão também outras duas atrações interessantes, o Castelo Pelisor e o Mosteiro de Sinaia.
18. Bled – Eslovênia 
Este vilarejo é a grande estrela turística do adorável território eslovaco. Bled, distante 52 km da capital Liubliana, possui um belíssimo lago que tem uma pequena ilha ao centro. Ilha que abriga uma igrejinha, construída no fim do século 17. Claro, para completar o idílico cenário, montanhas nevadas pairam no horizonte de forma cinematográfica.
19. Telč – República Tcheca 
Talvez por sua posição geográfica, no meio das montanhas da Morávia, região bem menos explorada que a Boêmia, Telč, a 160 km de Praga, se mantém um destino ainda pouco conhecido. Um passeio pelo centro histórico, especialmente ao castelo de estilo gótico, já faz valer a visita.
20. Kotor – Montenegro 
Antigo porto no Mediterrâneo, Kotor, a cerca de 85 km da capital Podgorica, é uma das principais atrações do país. As escarpadas montanhas que encerram o golfo onde está localizada a cidade encantam pela dramaticidade do cenário.
O que você achou dessa publicação ?
deixe seu comentário abaixo e compartilhe esse conteúdo com seus amigos.